quinta-feira, 17 de abril de 2008

E agora para algo completamente diferente

Há alguns dias pensei em fazer a subida do Picoto Raínho. A descida já a fizera várias vezes, sendo que a última foi em Setembro passado com uma dezena de amigos.
O desafio é interessante. O objectivo seria fazer a subida pelo mesmo caminho da descida, o que me levaria dos 200 aos quase 1100 metros de altitude, numa distância de 35 quilómetros.
Depois de lá chegar acima, a descida esperava-me, provavelmente por alcatrão, devido ao adiantado da hora. Logo se veria.
O Picoto Raínho, como o próprio nome indica é o rei dos cumes do concelho da Sertã, apesar de se situar ao lado de Oleiros.
O percurso avança em sentido contrário à ribeira da Sertã (mas sempre paralelo a esta) durante alguns quilómetros. Passo então na Aldeia da Ribeira, Lameiros e Torneiras antes de começas a subir a sério.
É a partir da ponte das Portelinhas que a inclinação se começa a fazer notar.
Continuo a ver a ribeira, os açudes, as garças, as árvores e as margens, agora lá mais em baixo.
À medida que vou subindo, a paisagem parece enquadrar-se num todo perfeitamente homogéneo. Sinto-me pequeno no meio de toda aquela grandiosidade.
Uns quilómetros acima, encontro-me perto do Figueiredo. Faço agora 500 metros em alcatrão que outrora fazia em terra. É o preço da modernização.
Evito a passagem pelo Figueiredo (fujo a mais 3 ou 4 quilómetros em alcatrão) e meto por um caminho florestal, na esperança de reencontrar o caminho que me leva lá acima.
A inclinação é cada vez maior e encontro-me agora perto dos 800 metros.
Paro e pergunto a um agricultor local (que se debate com as ervas daninhas) se vou no caminho certo. Trocamos dois dedos de conversa. Aproveitamos e descansamos os dois.
Mas como o sol está quase a tocar o horizonte não me demoro muito.
As indicações revelaram-se precisas e rapidamente regresso ao caminho correcto. Sempre descobri mais um trilho.
Quase nos 1000 metros encontro a Ti Hermínia que regressa a casa com as suas cabras. Pergunta-me de onde venho e para onde vou. Diz que vou enganado, que mesmo ali ao lado há uma estrada em alcatrão que me leva lá acima. Agradeço a informação e esclareço que é mesmo por ali que quero ir.
Deixo-a com um adeus e até um dia.
O Picoto Raínho está quase conquistado, mas faltam os quilómetros finais. São os mais íngremes, mas a satisfação de mais uma conquista empurra-me por ali acima sem grande dificuldade.
Chegado lá acima olho toda a extensão do parque eólico e aproveito a já ténue luz para tirar a fotografia que guardará o momento.
Olhei a imensidão dos cumes por mais uns instantes e encaixo os cleats nos pedais. O regresso teria de ser mesmo por alcatrão.
E assim foi…


Lameiros


Está quase...
Está na hora de regressar.

A subida.
O gráfico total. Ida e volta